2015-09-13

Ministério Como Folha de Figueira

Sabe, meu irmão, nestes últimos dias, eu fui bombardeada por muitas notícias ruins. Gente saindo do ministério, gente adulterando, gente brigando por causa de coisas fúteis como riquezas e dinheiro. Talvez você pense: "Ah, mas isso sempre acontece! Não é de hoje que ouço sobre ministros caindo em pecado, pessoas não sendo amáveis umas com as outras, etc".

Sim, é verdade. Eu sei que nada disto é novidade. Mas desta vez, minha preocupação, não se voltou para o pecado em si, já que este não é nada novo. Desde a fundação do mundo, o ser humano se depara dia-a-dia com a escolha de deixar com que um Adão reine em sua vida - quer seja o primeiro Adão, quer seja Segundo Adão. Mas o que me surpreendeu ultimamente é o fato de que casos e mais casos são de pessoas profundamente envolvidas no ministério, ou em liderança no Corpo de Cristo.

Diante de tudo isso, comecei a refletir: "Como pode ser, que pessoas que estão há tanto tempo no ministério, conseguem deixar com que falhas em seu caráter fiquem escondidas por muito tempo, somente para vir à tona algum dia e ter proporções muito maiores?" "Por que o ser humano tenta esconder seus erros, suas inclinações erradas, ao invés de confessá-las a fim de ser tratado (como nos instrui a palavra de Deus)? Confessai os vossos pecados uns aos outros, a fim de serdes curados. (Tg. 5:16).

Não que eu seja perfeita. Muito pelo contrário. Sempre procuro ficar em alerta quando vejo áreas onde estou encontrando dificuldades; e para isso uso o princípio Bíblico. A Bíblia não nos diz para confessarmos os pecados uns aos outros para sermos perdoados. Para o perdão, confessamos nosso pecado a Deus. Mas para cura, abrimos nosso coração com irmãos em Cristo, maduros, líderes, que tenham conhecimento da Palavra e também entendam que devem honrar a Deus e ao irmão, não expondo o que foi dito.

Tenho visto que o povo de Deus tem dificuldade em confessar seus pecados irmãos e líderes que são capazes de amar e interceder. Será por que? Não seria melhor se não houvesse tanto orgulho no meio do povo de Deus, a ponto de que nossas vidas fossem transparentes?

Deus nos chama a prestação de contas, depois que pecamos, como Ele fez com Adão, dizendo: "E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim" (Gn. 3:8). E Ele não nos chama para nos condenar. Na verdade já fomos justificados! Ele chama para que confessemos nosso pecado! Nossa vida está escondida em Cristo! Quando o Pai nos olha, Ele não nos vê! Ele vê Cristo, e o sacrifício feito na Cruz por nós! (Medite em Hebreus 10:14 - Ele já nos aperfeiçoou. Somos nós que estamos nos santificando, mas a oferta pelo pecado já foi oferecida).

Mas quando Deus nos chama para prestarmos contas, não podemos fazer como Adão e Eva fizeram. "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus, e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais" (Gn. 3:7).

Muitas vezes cozemos folhas de figueiras. Será que você consegue enxergar o ser humano, correndo, no escuro, desesperado por uma folha de figueira, atrás da qual ele procura se esconder? E este é o pior momento, pois infelizmente muitos se escondem atrás da folha de figueira chamada MINISTÉRIO!

É a famosa frase: "Ah, mas eu estou fazendo a obra do Senhor! Qual o problema se eu ganhar muito dinheiro através disto! Afinal, eu estou cumprindo a vontade de Deus!"ou "Não tem problema nenhum: eu ministro e Deus move. A unção de Deus está sobre minha vida! Um pequeno pecado não me afasta de Deus!" ou ainda "Ah, mas eu sei compor músicas que tocam o país inteiro! Deus verdadeiramente me usa! Qual o problema se de vez em quando eu me entrego à bebida ou ao pecado sexual?"

Infelizmente é visível esta mentalidade no meio do povo de Deus! E cozemos folhas de figueira que escondem (ou pelo menos tentam) os nossos erros, e levantamos uma bandeira chamada MINISTÉRIO, achando que ficaremos imunes ao julgamento do Senhor, quando, na verdade, este será muito maior, para nós que estamos à frente!

Querido irmão, eu tenho muito temor no meu coração até mesmo de escrever este artigo, pelo fato de saber que somos seres tão falhos e tão inclinados à velha natureza! Mas minha única oração, tanto para mim, quanto para você, e o restante do Corpo de Cristo, principalmente pessoas que estão em posição de liderança, por serem mais visadas por nosso inimigo, é:

"Aquele, pois, que pensa estar de pé veja que não caia" (I Co. 10:12).

"Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas" (Ap. 22:11,14).

"Em todo o tempo sejam alvos as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça" (Ec. 9:8).

Não se sinta condenado! Sinta-se encorajado de procurar alguém sempre que se deparar com coisas em sua vida que precisam ser tratadas!

Que o Senhor te abençoe muito!

"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Os. 6:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário