2015-09-13

Adoração em Três Níveis à Imagem do Tabernáculo

No tempo em que o povo de Israel estava no deserto Deus manou construir um tabernáculo. Era uma espécie de tenda móvel que o Senhor havia mandado fazer e nesse lugar seria feita a adoração a Ele ao mesmo tempo que representava a habitação de Deus entre seu povo. Ex.25. Estava divido em 3 partes ou 3 níveis:
Nível 1: O Pátio ou Átrio
Nível 2: Lugar Santo
Nível 3: Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos
O Pátio (Nível 1) Ex. 27.9-19
Era a área externa do templo, onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados. Existiam alguns objetos no Pátio, o Altar do Holocausto (Ex.27.1-8) e a Pia com água para lavagem (ou lavatório Ex.30.17-21)
  • O Altar do Holocausto: Era o local onde era feito o sacrifício. Matava-se o animal sobre o altar e em seguida colocava-se fogo. (Ficava logo na entrada do pátio Ex.40.6). O fogo ficava aceso 24 horas Lv.6.13
  • O Lavatório: Era o local onde os sacerdotes se purificavam para ministrarem, isso era extremamente vital, porque não podiam fazer exatamente nada sem se lavarem primeiro (Ficava perto da entrada do tabernáculo, entre o altar e a tenda). Ex.40.7
O Lugar Santo (Nível 2)
Era o primeiro compartimento do templo e era perigosamente restrito aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor. Existiam 3 objetos dentro do Santo Lugar: a mesa com os 12 pães da proposição (comunhão), o candelabro de 7 braços e o altar do incenso.
  • A Mesa : Diariamente se colocava 12 pães frescos ali. Ex.25.23-30, Lv.24.5-9. Os sacerdotes comiam esses pães no Lugar Santo.
  • O Candelabro: tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Lv.24.2
  • O Altar do Incenso: ficava de frente pro véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de Deus, também 24 horas. Ex.30.8

O Santo dos Santos (Nível 3) Ex.26.33
Era o último compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança. A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33). O único que podia entrar nesse lugar era o sumo sacerdote apenas uma vez por ano depois de um extenso ritual de preparação com um sacrifício pelos pecados do povo. O sinal de Deus na aceitação da presença do Sumo Sacerdote no Santo dos Santos era que ele continuava vivo!
  • A Arca da Aliança (Ex.25.10): era uma espécie de caixa coberta com ouro com 2 querubins de ouro puro em cima na tampa. Representava a aliança de Deus com seu povo e também a sua própria presença que ia no meio deles.
Depois desse pequeno resumo sobre o tabernáculo, quero falar um pouco sobre adoração. Assim como o tabernáculo está dividido em três partes cada um com seus objetos que vai do Pátio, o lado de fora, até o santo dos santos que é o lugar mais oculto, mais reservado bem no interior do tabernáculo eu creio que a adoração também ocorre assim, do lugar onde estamos para o oculto, o lugar secreto, bem no interior do coração de Deus. É bem verdade que a maioria das pessoas passarão a vida inteira apenas no átrio, outras até arriscarão entrar no Lugar Santo, mas algumas não se satisfarão com isso e irão mais adiante, só os sedentos irão até depois do véu no Santo dos Santos.
1° Nível: O Pátio – Sacrifício
Ninguém chega ao Lugar Santo ou ao Santo dos Santos sem primeiro passar pelo Pátio, é onde temos comunhão uns com os outros, pois é no pátio onde as pessoas iam oferecer seus sacrifícios. No Pátio havia 2 objetos muito importantes: O altar do Holocausto e a pia ou lavatório.
  • O Altar do Holocausto: fala de sacrifício, ninguém ia ao tabernáculo a toa ou só para visitar, cada um ia levando o seu sacrifício, cada um ia para prestar um culto ao Senhor, ninguém chegava diante do Senhor de mãos vazias. Que tipo de sacrifício Deus está requerendo de nós!? Davi disse: “Oferecerei ao Senhor Holocausto que não me custe nada!?” 1Cr.21.24. Foi Davi também quem disse: “Pois tu não tens prazer em sacrifícios (de animais); do contrário , eu tos daria; e não te agrada de holocaustos (de animais). Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Salmos 51.16,17
    O Apóstolo Paulo também disse: “…apresenteis o vosso corpo (o físico e a vida), como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto…” Romanos 12.1
Ou seja, é necessário o sacrifício e o sacrifício sempre está associado a morte, sem isso não existe adoração. É interessante como o Altar do Holocausto ficava exatamente logo na entrada do tabernáculo, era a primeira coisa que as pessoas viam quando entravam. Se quisermos passar para um outro ponto mais profundo precisamos sacrificar, tudo que nos atrapalha, tudo que não provém de Deus, todo orgulho, soberba, o desejo de sermos reconhecidos, independência, apego as coisas materiais, nosso ego e principalmente nossos pecados, enfim precisamos morrer. Quando o sacrifício é feito imediatamente o fogo começa a queimar o sacrifício. Isso é extremamente importante por que muitos desejam ir ao Santo dos Santos, mas o fato é que nem todos vão a este ponto porque simplesmente não sacrificam primeiro. Sacrifique sua vida, morra pra você mesmo e você verá o fogo do Senhor vindo para confirmar você.
Após passarmos pelo Altar do Holocausto nos encontramos com a Pia.
  • A Pia: ou lavatório fala de lavagem, purificação na água que é pura, ninguém pode entrar no Santo Lugar sem se purificar. Após o sacrifício onde morremos, precisamos ser purificados, o apóstolo João deixou o método para isso: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos PURIFICAR de toda iniqüidade.”1° João 1.9. Ninguém pode entrar no Lugar Santo sem antes ter uma experiência de arrependimento com Jesus, pois é apenas através dele que entramos. Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. Quando o precioso sangue dele cai sobre nós, somos completamente lavados e eu torno a enfatizar que precisamos ter uma profunda experiência de arrependimento com ele, quanto mais profunda for essa experiência mais pureza será gerada no nosso coração e “bem aventurado os puros de coração porque eles verão a Deus” Mt.5.8
Resumindo o primeiro nível é: Sacrifício, não existe adoração sem isso.
Aquele que tem sede venha, me acompanhe, vamos entrar no Lugar Santo.
Como já dissemos, o Lugar Santo era acesso restrito apenas aos sacerdotes! Tenho uma boa notícia pra você: Você é um Sacerdote!!! “Mas eu não sou Pastor!!!” ser pastor ou apóstolo ou o título que for ou não ter esse título não faz de nós sacerdotes ou deixa de nos fazer sacerdotes. A verdade é que todos nós cristãos fomos feitos sacerdotes de Deus: “… e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai…” Ap.1.6.“…também vós mesmos, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo…” 1° Pe.2.5
Se você é sacerdote também pode entrar no Lugar Santo.
Nível 2: O Lugar Santo – Intimidade e Revelação
É um lugar um pouco mais íntimo onde depois de todo o processo doloroso do sacrifício somos levados a presença de Deus e começamos a desfrutar de uma doce comunhão com Ele. Existiam 3 objetos no Lugar Santo:
  • A Mesa dos Pães: Tinha 12 pães que representavam as 12 tribos de Israel, fala da comunhão de Deus com o seu povo, os sacerdotes (Você é um!!!) comiam desse pão, bem ali, era como uma espécie de pic-nic, sabe quando o filho se assenta a mesa com o Pai para tomar café e estarem juntos, exatamente isso. Na presença de Deus somos alimentados por sua própria presença com um pão fresco, espiritual, da sua doce comunhão. Jesus é o pão vivo que desceu do céu (Mt. 6.33-35).
  • O Candelabro: fala da luz de Cristo e sua revelação, a adoração não é apenas meras canções que cantamos pra nos confraternizarmos ou meramente pra iniciarmos o culto ou nos alegrarmos, a adoração em 2° nível nos leva a Ele, Jesus a uma revelação maior de quem Ele é e ao contemplarmos sua luz, ao olharmos para ele somos iluminados, transformados e desejamos apenas fazer sua vontade e nos tornar semelhantes a Jesus, somos levados a um desejo maior de andar na sua luz, pois ele nos atrai e nos ilumina. É gerada uma intimidade maior, pois quanto mais o conhecemos e temos uma experiência com ele mais ainda temos intimidade.
  • O Altar do Incenso: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso…” Salmos.141.2. Fala de oração e intercessão, nós como sacerdotes e adoradores temos uma função dupla: Adorar e Interceder. Se a adoração nos leva a uma intimidade maior com Jesus então é certo que conheceremos também o seu coração, e conheceremos toda a alegria ou tristeza que existe no coração dele em relação a nós, a nossas Igrejas e as cidades. E como é difícil achar intercessores.
    “E viu (o Senhor) que não havia ninguém e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor…” Isaías 59.16E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi, fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor JEOVÁ. Ez. 22.30.
Na oração falamos com o Pai conversamos com ele, mas na intercessão, nos colocamos numa posição entre Deus e a pessoa ou a igreja ou ainda a cidade pela qual estamos orando. Entramos na brecha entre os dois: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse…” Ez.22.30. Quando o povo de Israel após sair do Egito fez um bezerro de ouro Deus decidiu destruir completamente a Israel e fazer de Moisés uma grande nação, mas Moisés se colocou no meio do Povo e disse: “Senhor, não faça isso!Tenha misericórdia do seu povo e perdoa o seu pecado”, e se colocou no meio do povo de maneira que se o Senhor destruísse Israel teria que destruir a Moisés também, que ousadia e por causa disso Deus poupou Israel.
Mas afinal a intercessão é tão importante assim!? Sim é, “os céus são do Senhor, mas a terra Ele a deu aos homens” Salmos 115.16, ou seja, Deus não vai interferir na nossa vida, na nossa igreja ou na nossa sociedade sem antes darmos a Ele essa liberdade, essa legalidade através da oração e intercessão. Deus deseja estabelecer o seu reino através de nós, mas para isso precisamos clamar: “VENHA O TEU REINO SENHOR!!!” Mateus 6.10.
Nível 3: O Santo dos Santos – A glória de Deus
  • O véu: A única coisa que separa o lugar Santo do Santo dos Santos era um véu muito grosso
    Depois de passarmos pelo sacrifício e morte e temos nos conformado com ele na sua cruz (Fp.3.10) e experimentado sua preciosa presença e comunhão somos levados para um outro nível o Santo dos Santos, lugar onde repousa a glória de Deus, ali apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez no ano para oferecer sacrifício pelo povo, mas agora o sumo sacerdote JESUS (Hb.7.20-28), entrou nos Santo dos Santos e tendo oferecido a si mesmo como sacrifício inaugurou um novo e vivo caminho(Hb.10.19,20). Quando Jesus morreu na cruz algo aconteceu no templo: “…o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo…”

A única coisa que separa o lugar Santo do Santo dos Santos era um véu muito grosso
ou seja, Cristo removeu o véu nos dando livre acesso ao Pai (Hb.10.19). Ao entrar nos Santos dos Santos o sumo sacerdote precisa fazer com que o incenso ficasse ainda mais forte a ponto de produzir uma fumaça densa e um cheiro bem mais forte, de maneira que não daria para ver o sumo sacerdote, muito menos sentir seu cheiro. Tem uma música que diz : No Santo dos Santos a fumaça me esconde só teus olhos me vêem…” Creio que seja essa a simbologia, quando contemplamos a glória do Senhor ali ficamos prostrados diante dele, as palavras perdem o valor, os olhos como chamas de fogo dele se fixam no nosso coração e o que podemos falar diante da sua glória!? “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus”. E diante da sua glória estamos completamente rendidos diante dEle, nada mais importa, não existe fama, o dinheiro e os bens materiais se tornam como lixo perdem todo o valor, ali conhecemos a profundidade do Seu coração, tudo o que importa é a glória de Deus, já não queremos saber das nossas necessidades e interesses, já não importa os nossos sonhos, ficamos completamente capturados, tudo o que importa é Sua glória. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome da glória…” Sl.115.1, reconhecemos que só Ele é digno de glória, reconhecimento e que toda a nossa sabedoria e capacitação humana, todos os nossos títulos não valem nada diante dEle. Ele é o Senhor da Glória (Salmos 24).

2 comentários: