2015-04-02

A mordomia do corpo

(1Co 6.19-20)
O nosso corpo é magnífico em todos os aspectos. Ele é mais complexo do que qualquer máquina que o homem possa conceber. Nosso corpo não é produto de uma evolução nem mesmo de uma mera adaptação ao meio. Ele foi planejado e criado pela mente infinitamente sábia de Deus. Destacamos alguns pontos importantes sobre o nosso corpo:  

1 - O nosso corpo foi criado por Deus (Gn 1.26-27)

O nosso corpo foi criado por Deus e reflete a glória de Deus. Há em nosso corpo 60 trilhões de células vivas e em cada uma delas há 1,70m de fita DNA. Se esticarmos a fita DNA de nosso corpo, teremos 102 trilhões de metros, ou seja, 102 bilhões de quilômetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos, como a cor da nossa pele e o nosso temperamento. O Dr. Lewis diz que poderíamos empacotar na cabeça de um alfinete todos os dados genéticos de todos os mais de 6 bilhões de habitantes do Planeta. Obviamente, códigos de vida não se originam do caos nem do acaso. Somos a obra-prima de vida não se originam do caos nem do acaso. Somos a obra-prima de Deus. Ele nos criou e nos formou de forma assombrosamente maravilhosa e nos teceu no ventre da nossa mãe (Sl 139.13-16).

2 - O nosso corpo foi redimido por Deus (1Co 6.20)

A redenção não alcançou apenas a nossa alma, mas também o nosso corpo. Não apenas nossa alma será aperfeiçoada para entrar na glória, mas também nosso corpo será glorificado para desfrutar das bem-aventuranças eternas. Nosso corpo foi comprado por um alto preço. Ele não nos pertence; é de Deus. Somos mordomos do nosso próprio corpo.

3 - O nosso corpo deve glorificar a Deus (1Co 6.20)

Devemos glorificar a Deus em nosso corpo. Não temos mais o direito de apresentar os membros do nosso corpo ao pecado. Devemos, agora, usá-lo em santificação e honra e não às impurezas. Devemos comer, beber e fazer qualquer outra coisa pra a glória de Deus. Nossos olhos devem ser puros. Nossos corações devem ser fontes de vida. Nossos pés devem caminhar por veredas de justiça. Nossos pensamentos devem ser centrados em tudo o que é verdadeiro, puro e louvável.

4 - O nosso corpo é habitação de Deus (1Co 6.19)

Fomos feitos morada do Altíssimo. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo habitam em nós plenamente. Nosso corpo é o Santo dos Santos onde a glória de Deus se manifesta. O apóstolo Paulo diz que somos santuários do Espírito e que Deus habita em nós. Assim como o tabernáculo era um símbolo da igreja, e a arca era um símbolo de Cristo, assim também por onde andarmos levaremos conosco a gloriosa presença de Cristo, pois Ele habita em nós. Devemos cuidar do nosso corpo como mordomos fiéis. O nosso corpo deve ser alimentado e cuidado. O cuidado da saúde física e emocional é uma responsabilidade nossa como mordomos de Deus. Devemos equilibrar trabalho e descanso. Devemos deixar para trás a bagagem da ansiedade e da mágoa, se quisermos um corpo saudável, uma mente limpa e uma alma santa. Devemos compreender que, se formos mordomos infiéis, seremos a própria vítima. Muitas pessoas destroem o corpo comendo muito, comendo mal ou se intoxicando com drogas mortíferas. Outros destroem o corpo deixando de fazer faxinas necessárias nos porões da mente, abrigando assim, ressentimentos que flagelam a alma e adoecem o corpo. Os mordomos infiéis que maltratam o corpo serão suas próprias vítimas e colherão os frutos amargos de sua semeadura insensata. Como você tem tratado seu corpo? Você tem sido um mordomo fiel nessa administração?
Estudo que ministrei à minha Célula Renascer em 19/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário