2015-11-08

CREMAÇÃO É PECADO?

A Bíblia deixa claro que os fiéis a Deus costumavam enterrar os ossos de seus mortos, e não cremá-los. Veja:

"Davi trouxe de lá os ossos de Saul e de seu filho Jônatas, que foram recolhidos dentre os ossos dos que haviam sido executados. Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas no túmulo de Quis, pai de Saul, em Zela, na terra de Benjamim, e fizeram tudo o que o rei ordenou. Depois disso, Deus respondeu as orações em favor da terra de Israel” (Nova Versão Internacional; 2 Samuel 21,13-14).

“Ali foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, e Isaque e Rebeca, sua mulher; ali também sepultei Lia” (Nova Versão Internacional; Gênesis 49,31).

Somente em situações especiais queimavam os corpos dos fiéis mortos, mas sempre enterravam os ossos (1 Samuel 31,12-13).

Só se cremava os ossos de pessoas más (2 Crônicas 34,1-5; 2 Reis 23,19-20).

Em Amós 2,1 vemos que Deus condenou gente por ter queimado os ossos de uma pessoa até às cinzas, veja:

"Assim diz o SENHOR: "Por três transgressões de Moabe, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Porque ele queimou até reduzir a cinzas os ossos do rei de Edom" (Nova Versão Internacional; Amós 2,1).

Conclusão

A Bíblia não deixa claro se a cremação é ou não um ato pecaminoso, mas os textos que analisamos parecem aprovar o enterro em vez da cremação. Sendo assim, é melhor seguirmos o costume dos fiéis narrados na Bíblia, ou seja, é melhor escolhermos o sepultamento em vez da cremação. Quanto àqueles que já foram cremados, não devemos nos preocupar achando que eles estão perdidos. Afinal, Deus tem poder para ressuscitá-los, e ele fará isso.