2015-04-02

Estudos Bíblicos

ESTUDOS SOBRE LOUVOR

A Mosca no Perfume
A Excelência no louvor
Adoração em três Níveis à imagem do Tabernáculo
Vestes limpas - finos trajes
Ser usado x Ser aprovado
Organizando o Ministério de Louvor
Ministério de Louvor como folha de figueira
Maior do que meus dons



ESTUDOS PARA ADOLESCENTES

A adolescência com crise
A mordomia do Corpo
Dez conselhos em assuntos sexuais para adolescentes
Amizades
Qual a idade certa para começar a namorar?
A paquera
Como serei lembrado?
Você é rebelde?
Uma palavra chamada "BULLYNG"

ESTUDOS DIVERSOS

A dracma perdida
A capa de José - o ciúme dos irmãos
A armadura de Deus
A lei da semeadura
Naamã e a pequena escrava
O filho pródigo
Esaú e Jacó
Elias e a viúva pobre
Os doze espias
Moisés e o mar vermelho
Sansão e Dalila
A conquista de Jericó
Carpideira: a profissional do luto
Onde estava Jesus dos 12 aos 31 anos?
Por que Israel teve que esperar o sétimo dia para rodear as muralha de Jericó?





Adolescência com crise

INTRODUÇÃO

Quando criança ninguém se preocupa com o próprio bem-estar ou com o fato de ter que se sustentar. O mundo infantil é composto de sonhos, de fantasias e preocupações imediatas como comer, beber, vestir e ser amado. Em geral há um adulto zelando para que as necessidades de sobrevivência da criança sejam satisfeitas.
Gradativamente, esse “paraíso” infantil vai sendo trocado por um amadurecimento dentro do qual a antiga relação de dependência dos pais não cabe mais. O jovem passa a procurar uma autonomia que aos poucos vai sendo conquistada. Esse processo de gradual independência denominado de adolescência é o período da vida humana entre a puberdade e a virilidade: estende-se dos 14 aos 25 anos. A adolescência começa realmente dos 11 aos 15 para as mulheres e dos 14 aos 16 anos para os homens.
Esse importante período da vida humana apresenta os seguintes aspectos: aceleração do crescimento; vida emocional fortemente influenciada por preocupações sexuais; rápido amadurecimento da mentalidade; aumento de espírito crítico; culto a própria personalidade; vacilações religiosas; ânsia de prestigio; timidez e arrogância; inconformismo; passagens inesperadas, do excessivo entusiasmo a profundas depressões.
Como podemos observar, as constantes mudanças no comportamento do adolescente leva-o a constantes crises, perguntando a si mesmo: Quem eu sou? Que virei a ser?

Crise de identidade

A identidade é uma característica de cada momento evolutivo. Em cada fase evolutiva, o indivíduo precisa desenvolver sua autocognição que implica no conhecimento da individualidade biológica, psicológica e social.
A identidade é a criação de um sentimento interno de mesma idade e continuidade, uma unidade da personalidade sentida pelo indivíduo e reconhecida por outro, que é o “saber quem sou eu”.
Quem sou eu? Que virei a ser? Essas são perguntas que inevitavelmente todo adolescente faz a si mesmo, no momento que flutua entre um passado que chega ao fim e um futuro que se anuncia e que ele tem consciência que deve preparar-se para ser o melhor ou o pior. Por isso costuma-se dizer que o adolescente vive sempre numa crise de identidade. Ao procurar sua identidade, o adolescente recorre a um comportamento defensivo, a busca de uniformidade, que lhe garanta segurança e estima pessoal.
A incessante flutuação da identidade produz no adolescente angústia, levando-o a se refugiar em um lugar bem característico: seu próprio interior.

Crise na escolha de uma profissão

As dificuldades com a escolha de uma profissão, normalmente, aparecem na adolescência, momento considerado de desestruturação e reestruturação da personalidade. A insegurança e angústia típicas desse momento surgem quando o jovem percebe que existem vários fatores pressionando-o sem que ele consiga identificá-los ou conhecer as suas origens.
Em uma pessoa relativamente livre de conflitos, o processo de escolha de uma futura profissão envolve uma pequena crise, decorrente da dificuldade de escolher uma carreira e renunciar a outras ao mesmo tempo. O jovem, após ter ponderado as oportunidades de trabalho, bem como seus valores e interesses, muitas vezes não consegue chegar a uma conclusão satisfatória a respeito de seu futuro profissional.

Crise da sexualidade

Cada adolescente procura dentro de si forças novas, que nem sempre consegue identificar. Entre elas a que mais o perturba e que certamente é uma das mais importantes e das mais profundas, é a sexualidade. Um autor americano lançou, poucos anos atrás, um livro que trata precisamente da sexualidade do adolescente, no qual define este como uma “pesonality in the making”, isto é, “uma personalidade em via de acabamento”. Com tantas mudanças no corpo o jovem adolescente se sente realmente em uma fase de acabamento.
Olhando para o futuro que se abre, o jovem se desenvolve em três níveis fundamentais:

1º- Nível biológico: O sistema nervoso central influencia o início da atividade de hormônios que vai provocar a puberdade, resultando no aumentado da elaboração dos hormônios sexuais e na produção de óvulos e espermatozóides maduros. O corpo assume sua forma, se fortalece, cresce e surge a sexualidade, revelando toda a potência sexual.

2º- Nível psíquico: A liberdade se alarga, levando o jovem, pouco a pouco, a autonomia, passando a decidir pessoalmente a sua vida sexual com as suas próprias escolhas, atribuindo a si mesmo toda a responsabilidade.

3º- Nível afetivo: Descobrimento do amor. O adolescente percebe que o caminho da felicidade passa necessariamente pelo amor à outra pessoa, tornando-se a base de sua felicidade.
Os problemas próprios da adolescência na sexualidade
No seu dia-a-dia, o adolescente se debate aprisionado pela incerteza, pelo sentimento de culpa, pelo medo, ou pela permissividade mais descabelada, provocada pelas pressões da nossa sociedade que leva os jovens a se justificar pela desculpa mais ambígua: “todo mundo faz”. De acordo com a opção tomada e adotada, o adolescente caminhará para a maturidade que garantirá a harmonia do amanhã, ou para a imaturidade que o conduzirá a beira do abismo de amores mal vividos.

Vejamos alguns problemas agudos da puberdade:

Masturbação: a percentagem de adolescentes que inicia a sua puberdade masturbando-se é extremamente elevada. As consequências da masturbação são bem caracterizadas e comprometedoras, pois a vida adulta desse adolescente será provavelmente desastrosa, de múltiplos dramas. Ex: Desvio da sexualidade humana; satisfação própria – egoísmo; ejaculação precoce.
Relações pré-conjugais: o casal de namorados não tem comprometimento legal ou moral e o sexo antes do casamento provoca a quebra da confiança mútua e prejuízo na comunicação. A relação sexual antes do casamento traz uma nuvem de culpa no adolescente, pois sente a sua comunhão com Deus abalada.

A crise da tendência grupal

Os adolescentes, geralmente, se identificam em maior ou menor grau, com heróis de cinema, líderes de grupo, esportistas, artistas, muitas vezes até o ponto de parecerem deixar de ser quem são, transformando-se no herói escolhido. A esta altura, o jovem raramente identifica-se com os pais, ao contrário, rebela-se contra o seu domínio, seu sistema de valores e sua intromissão na sua vida particular, uma vez que precisa separar sua identidade da de seu pai (eu sou eu, meu pai é meu pai).
Entretanto, há uma necessidade desesperada de pertencer a um grupo social. Os companheiros de idade, a roda de amigos e a turma ajudam-no a encontrar e a definir quem ele é dentro de certo contexto social. A maturidade começa quando, com a identidade estabelecida, o jovem sente-se integrado, independente, podendo então se manter por conta própria.
Também na luta pela independência dos pais, o adolescente procura no grupo um líder para submeter-se ou para exercer o poder paterno. Em virtude da estrutura esquizóide que caracteriza o fenômeno grupal, a personalidade do adolescente parece ficar fora de todo o processo que esta ocorrendo, desencadeando uma total irresponsabilidade pelo o que ocorre ao seu redor.

CONCLUSÃO

Adolescência é um fenômeno de desenvolvimento que só se verifica no homem. A criança nasce num estado de imaturidade relativamente maior do que os filhotes de outros primatas. A demora em atingir o crescimento pleno e a maturidade, permite um rico desenvolvimento, com complexas adaptações sociais e culturais.

É nesse momento da vida (adolescência), que não se pode alimentar a ilusão de que só o tempo presente conta. Não se trata de viver “instantes”, mas de viver uma vida, e que ela seja uma vida de felicidade. Por mais dificuldade que o adolescente encontre, deve-se ter o cuidado, para que sejam anos dos quais o jovem jamais venha esquecer.

Estudo que ministrei à minha Célula Renascer em 13/04/2012.

A mordomia do corpo

(1Co 6.19-20)
O nosso corpo é magnífico em todos os aspectos. Ele é mais complexo do que qualquer máquina que o homem possa conceber. Nosso corpo não é produto de uma evolução nem mesmo de uma mera adaptação ao meio. Ele foi planejado e criado pela mente infinitamente sábia de Deus. Destacamos alguns pontos importantes sobre o nosso corpo:  

1 - O nosso corpo foi criado por Deus (Gn 1.26-27)

O nosso corpo foi criado por Deus e reflete a glória de Deus. Há em nosso corpo 60 trilhões de células vivas e em cada uma delas há 1,70m de fita DNA. Se esticarmos a fita DNA de nosso corpo, teremos 102 trilhões de metros, ou seja, 102 bilhões de quilômetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos, como a cor da nossa pele e o nosso temperamento. O Dr. Lewis diz que poderíamos empacotar na cabeça de um alfinete todos os dados genéticos de todos os mais de 6 bilhões de habitantes do Planeta. Obviamente, códigos de vida não se originam do caos nem do acaso. Somos a obra-prima de vida não se originam do caos nem do acaso. Somos a obra-prima de Deus. Ele nos criou e nos formou de forma assombrosamente maravilhosa e nos teceu no ventre da nossa mãe (Sl 139.13-16).

2 - O nosso corpo foi redimido por Deus (1Co 6.20)

A redenção não alcançou apenas a nossa alma, mas também o nosso corpo. Não apenas nossa alma será aperfeiçoada para entrar na glória, mas também nosso corpo será glorificado para desfrutar das bem-aventuranças eternas. Nosso corpo foi comprado por um alto preço. Ele não nos pertence; é de Deus. Somos mordomos do nosso próprio corpo.

3 - O nosso corpo deve glorificar a Deus (1Co 6.20)

Devemos glorificar a Deus em nosso corpo. Não temos mais o direito de apresentar os membros do nosso corpo ao pecado. Devemos, agora, usá-lo em santificação e honra e não às impurezas. Devemos comer, beber e fazer qualquer outra coisa pra a glória de Deus. Nossos olhos devem ser puros. Nossos corações devem ser fontes de vida. Nossos pés devem caminhar por veredas de justiça. Nossos pensamentos devem ser centrados em tudo o que é verdadeiro, puro e louvável.

4 - O nosso corpo é habitação de Deus (1Co 6.19)

Fomos feitos morada do Altíssimo. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo habitam em nós plenamente. Nosso corpo é o Santo dos Santos onde a glória de Deus se manifesta. O apóstolo Paulo diz que somos santuários do Espírito e que Deus habita em nós. Assim como o tabernáculo era um símbolo da igreja, e a arca era um símbolo de Cristo, assim também por onde andarmos levaremos conosco a gloriosa presença de Cristo, pois Ele habita em nós. Devemos cuidar do nosso corpo como mordomos fiéis. O nosso corpo deve ser alimentado e cuidado. O cuidado da saúde física e emocional é uma responsabilidade nossa como mordomos de Deus. Devemos equilibrar trabalho e descanso. Devemos deixar para trás a bagagem da ansiedade e da mágoa, se quisermos um corpo saudável, uma mente limpa e uma alma santa. Devemos compreender que, se formos mordomos infiéis, seremos a própria vítima. Muitas pessoas destroem o corpo comendo muito, comendo mal ou se intoxicando com drogas mortíferas. Outros destroem o corpo deixando de fazer faxinas necessárias nos porões da mente, abrigando assim, ressentimentos que flagelam a alma e adoecem o corpo. Os mordomos infiéis que maltratam o corpo serão suas próprias vítimas e colherão os frutos amargos de sua semeadura insensata. Como você tem tratado seu corpo? Você tem sido um mordomo fiel nessa administração?
Estudo que ministrei à minha Célula Renascer em 19/04/2012.

A Dracma Perdida


A bíblia nos conta no capitulo 15 de Lucas três parábolas,
11 - Ovelha perdida,
22 - Drama Perdida
33 - Filho Pródigo.

Em todas, depois dos encontros termina com a alegria do Pai no céu com os seus Anjos por serem recuperadas, imaginem isto, ou seja UMA TORCIDA NO CÉU PARA QUE SE ENCONTRE COISAS PERDIDAS.
Há alegria nos Céus quando nos reencontramos, quando achamos o que estamos procurando, quando voltamos ao primeiro amor.
Dracma é uma moeda grega utilizada para pagamento de um dia de serviço de um trabalhador braçal, e o que ocorre aqui é que uma mulher tinha guardado em casa dez (10) dracmas, mas UMA delas se perde em sua própria casa.
Normalmente quando perdemos algo dentro de nossa casa, a tendência é deixar perdido e encontramos a sem muito esforço, ou seja quando menos esperamos encontrar, então encontramos, mas a mulher desta parábola não faz desta maneira.
Verdades do texto

1)    A mulher tinha reservas em casa, precisamos ter guardado valores em nossa casa, não somente valores financeiros, mas valores internos familiares que nos servirão como base para o nosso bem viver.
2)    Acende a Candeia – Acender a Candeia, é inserir Jesus que é a luz do mundo na busca do que foi perdido, pois Jesus sabe como encontrar, pois ele veio para buscar o que se havia perdido
3)    Varre a Casa – Toma uma atitude de limpeza, ou seja, ela começa a colocar para fora aquilo que não faz parte da mobília de nossa casa. Limpeza na bíblia significa – SANTIFICAÇÃO – precisamos nos santificar, separar-se de coisas que vão entrando para dentro de nossas casas.
4)    Procura com diligencia – Ou seja, procura com atenção, Ela vai até o FIM, e não desiste de encontrar, o que havia perdido.

Vamos nos lembrar de VALORES que perdemos dentro de nossas casas:
1)    Assentar na mesa todos os filhos e pais para comermos juntos.
2)    Visitar um amigo ao invés de ligar ao celular.
3)    Pedir a benção dos pais.
4)    Nossa sexualidade
5)    Pedir uma moça em namoro ou casamento
6)    Visitar uma praça com nossos filhos
7)    Respeito aos professores – ficava-se em pé quando eles entravam em aulas
8)    Respeito ao Hino Nacional
9)    Respeito aos nossos pastores e pessoas mais velhas
10) Respeito às autoridades
11) Atitudes que tínhamos com os nossos cônjuges à alguns anos atrás
12) Atitudes como Célula Familiar que tínhamos  no começo de nossa conversão a Jesus e hoje não realizamos mais.
13) Nosso caráter, coisas que não pregávamos que nunca faria e fizemos
14) Pactos que fizemos e se perdeu em nossa vida.

Perdemos com certeza em nossas vidas dracmas (valores) que pactuamos em Deus e até ensinamos, mas hoje deixamos para trás. A mulher não fez desta maneira, ela insere Jesus, varre o que estiver sujo e não desiste de procurar até o final, eu penso que algumas dracmas de casa SOMENTE A MULHER PODE ENCONTRAR.
Claro que algumas coisas nunca deveriam ter entrado em nossas casas, e entraram, mas estou me referindo a Valores Familiares que muitas vezes perdemos em nosso dia a dia e não nos esforçamos para integrá-los novamente em nossa casa.
Vamos em Deus, procurar alguns valores que perdemos em nossa casa de acordo com a liberdade e a Ajuda do Espírito Santo em nossas vidas.
Vamos prosseguir até encontrar o que perdemos, acendendo a LUZ, Varrendo a nossa Casa.
E no final Chama as amigas e Celebra o reencontro, pois encontrei o que perdi, e desta mesma maneira há alegria no Céu, por um pecador que se arrepende.

Vamos procurar em Deus, pois Ele quer se alegrar conosco pelas nossas procuras.

Deus te abençoe.

Estudo que ministrei à minha Célula Renascer em 23/05/2013.

A capa de José - O ciúme do irmãos

Jacó se estabeleceu na terra de Canaã com sua família. José, filho preferido de Jacó, era odiado por seus irmãos porque seu pai o tratava diferente dos outros. "Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente" (Gênesis 37.4).
Essa animosidade piorou quando José recebeu de Jacó, seu pai uma túnica(capa) de presente, provocando ainda mais o ciúme entre seus irmãos. Depois ainda mais quando José contou-lhes um sonho que teve onde toda sua família juntava trigo em feixes, quando os feixes dos seus familiares se curvaram diante do feixe de José. A mensagem contida nisso era clara: José seria mais importante que toda a sua família. 
Certo dia, Jacó enviou José a seus irmãos que estavam no campo com os rebanhos. Quando eles viram José se aproximar, planejaram tirar-lhe vida e dizer ao pai que ele fora morto por um animal selvagem. Mas Rúbem, o irmão mais velho, querendo salvar a vida de José, propôs aos irmãos que o colocassem dentro de um poço seco. Eles assim o fizeram. Enquanto comiam, os irmãos de José viram uma caravana passando ao longe. Eram mercadores que estavam indo para o Egito. Assim, tiraram José do poço e venderam-no aos mercadores por cerca de 20 moedas de prata. Os mercadores levaram José para o Egito e o venderam como escravo para um oficial de Faraó.
De posse de uma roupa de José, a qual mancharam com sangue, seus irmãos a enviaram a seu pai dizendo terem encontrado no caminho. Jacó, reconhecendo que a roupa era de José, concluiu que o filho tinha sido atacado e despedaçado por algum animal no campo. Isso trouxe excessiva tristeza a Jacó por muitos dias. Os filhos de Jacó se reuniram para consolá-lo, mas Jacó não quis ser consolado e passou muito tempo em profundo lamento por José.

Essa história triste tem um agente causador que é de muitos conhecido: o ciúme.
Esse sentimento parte de um coração egocêntrico que só se sente bem quando é o centro das atenções. Esse orgulho pessoal, quando se vê ignorado por alguém ou por causa de alguma circunstância que o relega a um segundo plano, se torna facilmente em ódio. Foi isso o que aconteceu aos irmãos de José. Eles não suportaram ver que o irmão tinha boas roupas, nem conviver com a idéia de que um dia tivessem que se curvar diante dele. O orgulho ferido causado pelo fato de haver entre eles alguém no centro das atenções que não eles mesmos, trouxe sobre sua família um sofrimento sem tamanho, muito maior do que planejaram ou desejaram.

Essa também é a realidade das nossas vidas. Por isso, precisamos daquele que pode mortificar nossos maus desejos, nosso orgulho insano e nossas reações maldosos. Paulo diz que quando cremos em Cristo como salvador, "foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos" (Romanos 6.6).

Você também sofre desse mal? Muitas pessoas procuram ajuda profissional para lidar com o ciúme e com a inveja, quando o que realmente precisam é do Senhor Jesus. Você já tem o Senhor Jesus na sua vida, então não há espaço para o ciúme e a inveja na sua vida. Estes sentimentos só fazem mal.

Estudo que ministrei à minha Célula Renascer em 31/01/2012.

A Armadura de Deus

Efésios 6
Vocês sabem o que é uma armadura? Armadura é um tipo de roupa especial usada como proteção. Deus nos faz uma promessa: Ele diz que se colocarmos a Sua armadura, a proteção especial que Ele nos deu, iremos resistir ao dia mal. Quando o diabo nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo. A armadura de Deus é espiritual. Não podemos ver, mas podemos colocar em prática na nossa vida diária com Deus.
A armadura de Deus é da seguinte forma:
O Cinto da Verdade - O texto diz: Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade (Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus.
A Couraça da Justiça  - Você sabe o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem. Isto é, uma proteção especial. E agora, o que é justiça? É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei.
As sandálias de evangelho da paz - Todo guerreiro, ao entrar em uma guerra, deve estar sempre preparado para enfrentar e resistir aos ataques do inimigo e, também, contra-atacar. Nós vivemos em uma luta constante contra um inimigo que não nos dá descanso. Em todo tempo ele está preparando armadilhas, laços, para nos apanhar de surpresa. Mas o nosso General, o Senhor dos Exércitos está conosco.
O Escudo da Fé - Nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer um outro elemento físico. A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ. E o que é fé? A Bíblia nos diz em Hebreus 11:1 que a Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem.
O Capacete da Salvação - Para que serve o capacete? Ele tem a função específica de proteger a cabeça. Na nossa guerra espiritual, também precisamos de um capacete que guarde a nossa mente, pois este é o nosso maior campo de batalha. Satanás sabe disso e investe constantemente criando formas atraentes e criativas para encher a cabeça de ideias e pensamentos contrários à Palavra de Deus, procurando tirar-nos dos Seus princípios.
A Espada do Espírito - Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la. Um soldado, antes de aprender a lutar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar. Quando Jesus estava no deserto em jejum de 40 dias e foi tentado por satanás que o tentou 3 vezes com suas armas e 3 vezes Jesus o venceu com o poder da palavra: Está escrito. O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso. Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca ele não tem mais chance para nos vencer.
Vista a sua armadura, tomando o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias de evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e tome agora a sua espada para lutar contra inferno.

Estudo que ministrei à minha Célula Renascer no dia 14/02/2012.